quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Os manos

Dizem q uma imagem vale por mil palavras.... é verdade!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Obrigada

Obrigada amiga, pelos teus conselhos e dicas!
Graças a eles, a amamentação está correr melhor, o peito já está menos gretado e estou mais tranquila porque o peso do João está a aumentar a um bom ritmo:)

1 mês e 26 meses

ontem dia 25 o João fez um mês e hoje dia 26 o Afonso faz 26 meses!

O João é super bem disposto, dorme bem e já nos vai presenteando com os seus sorrisos e barulhinhos de prazer. Quanto à amamentação, tem as suas alturas do dia... De noite tenho bastante mais leite e portanto ele mama muito bem e fica satisfeito. De dia, depende e por isso vou alternando peito com biberão. Claro q este leitinho tem uma razão de ser: muita água, chá de funcho, flocos de cevada e muita persistência para q o João mame.

O Afonso continua um doce de criança, sempre simpático, divertido e adora o irmão, por vontade dele estava sempre às beijocas ao João. Fala cada vez melhor, repete tudo o q lhe dizemos e já faz pequenas frases.

Ontem tb foi dia de consultas de rotina. O Afonso está com bom peso e altura, mas infelizmente com uma otite e portanto está a antibiótico. O João recuperou o bom ritmo de aumento de peso, mas está com o nariz um pouco tapado, para já é só usar soro e narinel e cruzar os dedos para q não piore.

AFONSO
Peso: 13,120 kg - percentil 50
Altura: 89 cm - percentil 75... puxa ele nunca esteve num percentil tão elevado... iupi

JOÃO
Peso: 3,790 kg - em 12 dias 490 gr, nada mau :)
Altura: 53 cm - já tem mais 3 cm do q quando nasceu, por isso é q a roupa está toda a deixar de lhe servir, lol

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

25 dias depois

25 dias depois do João nascer, recebeu o seu primeiro biberão de leite não materno...
O aumento de peso não tem sido muito bom e embora tenha tido uma subida de leite muito grande, agora não me parece que o leite não é muito.
Tento tirar com a bomba para estimular a produção depois do João mamar, mas nem sempre consigo e quando o faço tiro uns míseros 20-40 ml, às vezes nem isso.
Por tudo isto, vou começar a dar 2 biberões por dia, à meia noite e a meio do dia. A ver vamos o veredicto da balança no dia 25 quando formos à consulta de 1 mês.
Sem ser isto, o João está óptimo e super bem disposto. Os momentos que mais adora são os da muda da fralda quando se mexe imenso e "palra" para a delícia dos nossos ouvidos :)

sábado, 16 de fevereiro de 2008

De volta à roupa normal

Hoje, 23 dias após o João nascer voltei a vestir umas calças de ganga "normais".
Yes!!!
Ainda cá estão uns 4 kilitos, mas estou no bom caminho.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

21 dias

3 semanas de vida e um sorriso lindo... Assim é o meu pequeno príncipe João.

Tal como o irmão, também tem a sua hora "sexy" q coincide com a chegada do mano a casa, os banhos e o jantar da restante família.
Nessa altura não há esperguiçadeira q valha, só o belo do colinho ou então a maminha ( de 15 em 15 minutos).

Ao contrário do Afonso, o João não ferra no sono depois do banho. Parece-me q sabe q há muita movimentação a essa hora e q está a perder uma das partes mais divertidas do dia, quando os pais estão com o mano a jantar, lol!

No sábado teve, segundo nós acreditamos, uma crise de cólicas e esteve desde as 16h até às 22h sem dormir, sempre ao colinho com muito carinho... assim q o punhamos na alcofa, chorava q nem um desalmado...

Ficámos com os nervos em frangalhos e no dia a seguir, graças ao stock da minha prima Cristina, começámos a dar-lhe o Infacol e ao mesmo tempo parei de beber café ( não fosse tb muita aceleração para o rapaz um cafezito por dia). A "crise" não se tornou a repetir e neste momento, embora ele tenha a sua "horita" não tem nada a ver com sábado....


O Afonso continua só a querer dar mimos ao mano, mas em certas ocasiões sabe bem dizer q "o mano não", principalmente qd quer fazer alguma coisa só ele! O q é perfeitamente normal e só temos q respeitar;)

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Irmãos, do encontro à actualidade

Após 15 dias de João e Afonso, já aconteceu de tudo!

Nos primeiros dias em que esteve sozinho com o pai e com os avós, o Afonso teve mimo, toneladas de mimo e paletes de atenção... No dia em que o João apareceu com a mamã na escola para ir buscá-lo, o Afonso teve de tudo: muita atenção por parte dos pais e uma grande prenda do mano. À hora do banho, apareceu muita gente para visitar o bebé e foi a confusão total durante uma hora, claro que todos foram espectaculares e deram muita atenção ao Afonso, mas ele percebeu q algo se passava e que não era por causa dele.

Nos dias que se seguiram, instalou-se uma vozinha de mimo, um gemer tipo ãããã sempre que não faziamos algo q ele queria e algumas birrinhas surgiram do nada. Tudo compreensível face às alterações na vida do nosso pimpolho mais crescido. Perante tudo isto tentámos lidar com a máxima dose de carinho, paciência e amor. Nalgumas situações tivemos q ser mais firmes, pois há coisas onde não é possível ceder. O exemplo mais concreto é a hora de mamar. Mesmo q eu queira, não posso simplesmente dizer ao João: larga a mama q o mano quer ler uma história, lol!!! Por isso a primeira birra a sério do Afonso aconteceu quando eu comecei a dar de mamar ao irmão e ser a hora de ele dormir. Ora nesta altura o Afonso está habituado que eu lhe leia uma história enquanto o pai lhe muda a fralda e lhe veste o pijama, para depois saltar para o colo do pai e cantar umas músicas de embalar. Nesse dia, ele começou a chorar e a dizer : mãe história, mãe história! Claro q a nossa resposta foi: o pai lê porque a mãe está a dar de mamar ao mano. É obvio q ele fez birrinha e nesse dia não houve história para ninguém, snif, snif.

Para que isto não voltasse a acontecer, passámos a seguir outra abordagem que é dar de mamar no sofá do quarto das brincadeiras e ler-lhe histórias até o João acabar de mamar e só depois ir deitar o Afonso ou então não iniciar a sessão de "alimentação" do João e deixar o pai Marco entreter o mais pequenote até que a dita história seja lida. Pensámos q esta seria a melhor abordagem, porque contrariado já o Afonso é durante o dia noutras situações, portanto não vale a pena arranjar um problema quando há uma solução +- práctica, principalmente na hora de deitar.

Agora, a voz de mimo já diminuiu, os gemidos já são esporádicos e as birrinhas vão surgindo e nós vamos lindando com elas à medida em q surgem. Quanto à relação/reacção do Afonso com o João, não podia ser melhor... Por vontade dele, estava sempre a dar beijinhos ao mano, a fazer-lhe festinhas e a pegar-lhe ao colo.

Fiquem com o momento de encontro de irmãos


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

É carnaval

Estes dias passaram a correr com o Afonso em casa e o João a pedir sempre maminha.

Para já, deixo umas fotos do meu Bob O Constructor/ Pirata das Caraíbas.

Diga-se de passagem q gostou mais de se mascarar de pirata do q de Bob, mas também o pirata tem algo q o Afonso adora: espadas e pauzinhos......