segunda-feira, 31 de março de 2008

birras

Cá por casa as birras continuam acompanhadas por um choro q não termina. Se lhe perguntamos o q tem, ainda chora mais... enfim...
Por tudo o q leio, mentalizo-me q é uma fase e q há-de passar.
Nas minhas buscas na net sobre o assunto, encontrei este texto.
http://www.angelfire.com/80s/traquinas/Links/manualdeurgencia.htm
Hoje voltou à ginástica, mas ficou lá sem nós porque acordámos com a professora que era melhor ficar sozinho do q eu ficar a assistir. Chorou quando o deixámos, parou 15 minutos e voltou a chorar até ao final da aula. Como a aula dura 45 m, podem fazer as contas. Esteve 30 minutos a chorar.
Esperemos que na quarta já só chore 20 minutos e por aí adiante até q deixe de chorar...
Uma certeza temos, vamos continuar a colocá-lo perante situações desconhecidas, com pessoas que ele conhece pouco, dando-lhe sempre muito carinho e amor para que ele ultrapasse esta fase de timidez/nervosismo e se torne numa criança confiante e segura.

Bye Bye San Francisco



domingo, 30 de março de 2008

de volta a casa!

Finalmente já estamos os quatro juntos de novo:)
Ontem fui buscar o Marco ao aeroporto com o Afonso e foi espectacular... foi maravilhoso ver o sorriso do meu filhote qd viu o pai.
O único senão foi q a mala do Marco se perdeu no meio das 20.000 malas perdidas no Terminal 5 e Heatrow. Claro q as prendas estavam todas nessa mala, lol! O Afonso n parava de dizer "senhores tontos... malas do pai... pendas do fonso... não há....."

quinta-feira, 27 de março de 2008

27 meses

E no dia em que fez "meses" o sr. Afonso decidiu brindar os avós com uma má noite, uma das poucas da sua vida.
Acordou às 4 a choramingar e só adormeceu às 7 a ver desenhos animados. Quando acordou estava chochito e com um olho inflamado e com algum pus. Uma conjuntivite, pensei eu e toca de ir à farmacia buscar uns pingos. Foi para a escolinha brincar e às 15h fomos buscá-lo.
Contrariamente ao que é habitual, continuava tristinho e cansado, porque se sentava no sofá por tudo e por nada. De repente reparo num carocito no pescoço... hum... fiquei logo em alerta e decidi marcar uma consulta no pediatra.
Azar dos azares, o pediatra já tinha saído e só volta segunda-feira... Lá marquei uma consulta para Clínica Geral.
Veredicto hoje da consulta: uma infecção na garganta e ganglios.
Tratamento: Antibiotico, anti-histaminico, neosinefrina para o nariz e muito soro para o olho.
O médico era tão simpático que decidiu tratar a mãe tb, sim, porque tb estou doentita ( desde segunda que espirro e tenho o nariz entupido).
Quem pegou a quem, não sei... Neste momento o objectivo é não pegar ao João. Na semana que vem voltamos ao pediatra para ver como evoluiu a infecção.
Por acaso, hoje já está muito mais bem disposto... As crianças são assim, lol!

A pedido do pai...

... aqui fica uma foto do João para ilustrar o post dos 2 meses.
Adoramos-te paizão!

Fica tb aqui o post dos 2 meses do Afonso (escrito pelo pai) e a foto da altura. Digam lá se não são parecidos;)
Quanto às mãos... Não referi isso, mas o João de à 2-3 dias para cá tb descobriu as mãos e chucha-as com uma vontade incrivel. Até faz barulho:)


Hoje o Afonso teve a sua consulta dos dois mesinhos.
Tá tudo Ok com ele, tem crescido bem e aumentado de peso como deve ser.
Neste momento o Afonso subiu de percentil em peso (de 10-25 para 25-50) e em altura (de 10 para 25) o que é óptimo .
O bebé, nesta fase de idade, anda a descobrir as mãos e a começar a aprender a controlá-las. Devorar as mãos é 1 passatempo óptimo altamente recomendável para quem não não tem mais nada que fazer a não ser ... palrar (mto), dormir, comer, xixi e cocó.
Giro, é mto giro observar a evolução do Afonso, cada vez mais ele vai ficando interactivo, respondendo aos nossos estímulos, observando o seu meio ambiente, seguindo-nos com os olhos, olhando para nós quando o chamamos, rindo com as nossas gracinhas e palhaçadas e "conversando" como gente miúda.

terça-feira, 25 de março de 2008

2 meses

E assim se passaram 2 meses de João... O tempo passa rapidamente quando se é feliz e se tem dois filhotes lindos para cuidar e um maridão que é o melhor companheiro que alguma vez poderia ter!
Bem... estou muito melancólica... é o resultado de estar sem o Marco e de o Afonso se estar a ressentir da falta do pai.
Por outro lado, só tenho q estar contente, porque hoje fui à consulta de rotina dos 2 meses com meu pequenino e está tudo óptimo com ele. Está com 4,800 kg e 56 cm, ri-se muito e palra bastante. A posição favorita dele é deitado, não na cama a dormir, mas sim no muda-fraldas ou no tapete a divertir-se. Mesmo que esteja a choramingar, se lhe formos mudar a fralda, desata a rir e fica logo bem disposto!
Parabéns filhote João! A mamã, o mano e o papá adoram-te!!!

segunda-feira, 24 de março de 2008

5 dias sem o meu pai

Pois é... o resultado de 5 dias sem o pai e de 3 dias em casa é um menino cheio de mimo, que choraminga com muita facilidade, que faz mais birritas e que acorda mais cedo :(

Espero q estes dias na escola o distraiam, porque o pai chega no sábado à noite. Está quase, é o eu lhe digo, passa a correr, vais ver!

E para o pai mais espectacular, aqui ficam algumas fotos dos filhotes e dele.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Uma prenda diferente

E quando nos oferecem isto:
Como reagir???

Fiz um sorriso amarelo e disse a verdade: Olha temos um baptizado, é a roupa certa para esse dia!
Sim, porque sem ser numa cerimónia dessas, jamais era capaz de vestir os meus filhos assim, lol!!! Eu, q sempre vesti o Afonso à rapaz com roupas da zara e da H&M e com o João vou seguir a mesma política.

Já estou a imaginar os comentários do Marco qd vier e vir a prenda:)

I arrived to San Francisco

Aqui estou eu nos states já wired.

Comecei a viagem às 6:30 de Portugal e só agora posso descansar no meu quarto de Hotel às 4:36 (21:36 hora local).

Só vos posso dizer que parece que a viagem de avião não acaba nunca.

Só vos posso dizer que chegar a um lugar desconhecido de noite, com carro alugado e com uns mapinhas para ir para o Hotel é desastre de certeza. O upgrade que fiz ao carro, para incluir GPS, valeu todos os cêntimos. Claro que houve uns stress iniciais devido à caixa de velocidades automática, mas pronto, já passaram.

Tenho muitas saudades de casa e dos meu pequeninos e, claro, pequenina :-). É muito difícil vir em trabalho para um sítio tão longe e deixar a família "sozinha". É a vida.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Dia do Pai

Este dia do Pai foi passado com o Marco no avião a caminho dos EU... Por essa razão celebrámos ontem o Dia do Pai com um jantar especial cheio de prendas para o pai babado!
Espero q no ano q vem não aconteça nada de semelhante...
Para compensar, o Afonso e o João jantaram com o pai 2 vezes (o avô Horácio) e com o avô 3 vezes (o bisavô Miguel) e estiveram muito divertidos com o João a dar o ar da sua graça com uns sorrisos e palrando.
Agora iniciam-se 10 dias sem o pai cá em casa:(

Este dia confirmou também q o Afonso entrou na fase do choro, as razões podem ser muitas:
- uma reacção tardia ao nascimento do João
- o inicio da fase da timidez
- o inicio das birras
- algum fenómeno estranho q se passa naquela cabecita linda

Vou dar alguns exemplos do actual comportamento do Afonso.

1- Está muito mais sensível, choramingando com mais facilidade
2- Largou a fralda de dia sem grandes problemas e não tem tido muitos descuidos
3- Quando entra num local, mesmo que seja em casa, onde estejam pessoas desconhecidas agarra-se a nós e fica, tipo lapa, ao nosso colo
4- Na escola, pela primeira vez hoje, porque um menino na hora de adormecer para a sesta lhe deu com o pé sem querer desatou a chorar e a dizer "Quero a minha mãe"
5- Na semana passada, só porque o Marco não o deixou continuar a brincar no banho desatou a chorar e a chamar por mim e esteve cerca de uma hora a chorar e se lhe perguntássemos porque chorava, ainda chorava mais. Depois, porque o pai desistiu de lhe dar miminhos e perguntar o q tinha, comecei a dar-lhe o jantar e era como se nada fosse, já ria e brincava.
6- Há 15 dias, comecei a levá-lo à aula de ginástica infantil no local onde o meu irmão dá aulas de trampolins e onde eu conheço todos os professores porque são amigos do meu irmão há anos. Na 1ª aula, esteve o tempo todo sentado a olhar para os meninos e afastado uns quantos metros, na 2ª aula, já esteve no meio deles mas ainda não quis fazer nada. Esta semana, achava eu q ia ser muito melhor, mas enganei-me. 2ª feira o meu irmão levou-o para o pé das outras crianças e ele desatou a chorar e a correr para mim, por isso passei o resto da aula com ele ao colo para o tentar aproximar dos colegas e quando o João precisou de atenção, lá tive q andar com o João ao colo e ao pé do Afonso. Hoje, foi choro a aula quase toda, porque quando fui com ele para o pé dos professores, desatou a chorar e quando acalmou e ia começar a brincar com um arco e até me deixou ir para mais longe só assistir, começou a chorar e esteve o resto da aula, uns 15 minutos ao colo da professora com ela sempre carinhosa a tentar q ele parasse de chorar e a dizer q eu estava ali ( é que ele passava o tempo a dizer: mãe... quero a minha mãe)

E vocês não estão a ver bem a situação, quando o Afonso chora, todo o corpo dele treme e parece q tem espasmos e é muito dificil acalmá-lo...
Digam-me lá vocês o que acham.... É normal eles começarem a ter estes "ataques" de timidez nesta idade? É normal eles chorarem assim? Devo ou não insistir na ginástica? Devo "obrigá-lo" a passar por situações em q tem de superar a timidez ou devo evitar e apenas esperar q esta fase passe? O que posso fazer para o ajudar?

quinta-feira, 13 de março de 2008

domingo, 9 de março de 2008

Do baptizado dos nossos filhos

Espero fazer outro post, mas para já digo que a cerimónia foi linda e que nenhum dos nossos filhos chorou quando o padre lhes molhou a cabeça :)

O João dormitou o tempo todo e quando esteve acordado entreteve-se com a chuchinha ao meu colo e do da madrinha.
O Afonso esteve muito interessado na cerimónia e a observar a igreja com os seus vitrais coloridos ao colo do pai e do padrinho.
As madrinhas ( as nossas primas ) sem quererem, foram as duas parecidas com um casaco amarelo e os padrinhos ( os meus irmãos) ... bem... esses já são parecidos de si porque são gémeos ;)

Idade dos meus pequenotes: João 6 semanas e Afonso 26 meses!


Quanto ao almoço... não correu nada como estávamos à espera :( O restaurante estava apinhado de gente ( contrariamente ao que costuma acontecer), os pratos do buffet não tinham nada a ver com o que nos tinham apresentado e o serviço esteve super lento.

Do dia fica a recordação de uma cerimónia importante na vida de uma criança católica e os nervos de dois pais que se iniciam nestas lides de organização de eventos.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Bye Bye Fraldas, Hello Cuecas

Fevereiro foi o mês do treino do potinho.

Fomos levados pela escola porque lá começaram a treinar o Afonso com fraldas cuecas. Nós só pretendiámos começar este treino em Março devido ao nascimento do irmão e não lhe queríamos colocar um stress adicional.

Surpreendentemente todo correu pelo melhor, claro que existe muita dose de paciênca, compreensão e carinho à mistura. Começamos por impôr horas certas e períodos de tempo em que ele se sentava no bacio, monitorizámos as fraldas para perceber as horas a que ele fazia as suas necessidades tentado fazer corresponder estas horas aos períodos do bacio. Com a evolução dos acontecimentos fomos arriscando e creio que ele correspondeu bem quando tirámos completamente as fraldas (em casa) e vestimos as cuecas (têm que ser cuecas engraçadas, nós comprámos umas na loja da Disney do Colombo muito giras!). Claro que no processo ele fez algumas vezes xixi nas cuecas mas isso faz parte da aprendizagem/treino. Ele já ia pedindo as cuecas em vez das fraldas e sentia-se melhor com as cuecas do que com as fraldas. Percebi que ele era capaz de se conter e fazer xixi quando queria porque no banho lhe dizia - "Faz xixi filho!" - e ele fazia xixi no banho, portanto conseguia controlar-se.

Agora, já à quinze dias que o Afonso usa exclusivamente cuecas em casa, excepto na hora de dormir. No último fim de semana nem usou fraldas na rua. Quando de manhã acorda com xixi na fralda fica todo nervoso e chateado, não gosta de acordar molhado.

Já pede para fazer xixi e consegue ir pedindo para fazer cocó, ou seja consegue identificar a necessidade fisiológica a cumprir. Se bem que às vezes, pede para fazer xixi, faz xixi e levanta-se num ápice depois passado 1 minuto pede para fazer cocó e torna-se a sentar. Durante estes breves instantes pode acontecer haver 1 pequenino presente nas cuecas :-).

O outro dia a mamã pô-lo a fazer xixi de manhã, enquanto tratava do João, ele disse à mãe que não queria fazer e a mamã deixou-o andar sem fralda pela casa. Passado um bocadinho o Afonso sentou-se na cama dele e exclama -"Cocó!"-, voltou ao bacio e ele fez cocó. Depois da mamã arranjar o João e o Afonso, quando foi ao quarto deles, viu no chão o vestígio do desejo do Afonso uma bolinha solitária de cocó no meio do quarto :-)

O Afonso tanto usa o potinho como a sanita+redutor, se bem que a mãe prefere o potinho porque ele não fica tão bem colocado e com a pilinha para baixo. Claro que todos nós imaginamos o que acontece com uma pilinha de criança mal posicionada no potinho ou sanita+redutor.

terça-feira, 4 de março de 2008

Porque é q a Páscoa é tão cedo???

A Páscoa é sempre o primeiro Domingo depois da primeira lua cheia depois do equinócio de Primavera (20 de Março). Esta datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.
Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida! E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão temporã (mais velhos do que 95 anos!).
1) A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como este ano (23 de Março) será no ano 2228 (daqui a 220 anos). A última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913.
2) Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos). A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818. Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano.

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A1lculo_da_P%C3%A1scoa

Então é por causa do sr. equinócio q calha no sábado de Páscoa o Marco ir para os EU por uma semana... ainda por cima fds prolongado... é sempre assim :(