sexta-feira, 27 de junho de 2008

Televisão

Não sei se os vossos pequenos são assim, mas os meus saem à mãe e aos tios: quando estão a ver tv não existe mais nada, ficam pasmados a olhar para a caixinha mágica.

5 Meses + 2 Anos e Meio

O João fez quarta-feira 5 meses... 5....5.... nem acredito q já passaram 5 meses desde aquela sofrida cesariana e daquele primeiro dia passado na incubadora...

Aquele ser tão frágil em tão pouco tempo transformou-se num bebé que gosta de sopa e papa, que ri e palra se lhe dermos conversa, que já rebola (desde à uns 5 dias) e que adora o irmão e o pai!

O Afonso fez 2 anos e meio... e o q dizer deste bebé q já se está a tornar num menino?Apenas q o amo, que tenho o maior orgulho nele e que adoro as nossas conversas... Claro q esta fase tem os seus senãos: a timidez, a falta de apetite e as birritas. Nada fora do normal para esta idade, lol:)


Terça fui ao jardim e tirei esta foto, aqui fica registado o amor dos manos Afonso e João.

domingo, 22 de junho de 2008

Faltam 2 semanas

Faltam apenas 2 semanas, ou seja 14 dias, ou seja 336 horas, ou seja 20160 minutos para começar a trabalhar e ter de deixar os meus meninos.
Falo no plural, porque para além de deixar de estar 24 horas sempre com o João, tb vou deixar de estar tanto tempo com o Afonso como tenho estado desde que entrei de baixa um mês antes do João nascer...
É uma contagem decrescente que me corta o coração aos bocadinhos e me deixa com um humor horrível. A grande vítima deste humor é o meu amor... que tem tanta paciência para mim e a quem eu agradeço de todas as formas possíveis.
Custa-me imenso pensar que vou deixar de assistir a todos os desenvolvimentos do João e que já não vou partilhar o meu dia com este bebé tão lindo e simpático que temos.
Dói-me muito pensar que o Afonso terá de entrar num regime horário mais rígido e que estarei menos tempo por dia com ele, não sabendo sequer se conseguirei ter os nossos momentinhos diários de brincadeira antes do banho e do jantar.
Só pensar nisto e escrever este post dá-me um nó na garganta...
Infelizmente a vida não pára e o relógio faz tic-tac continuamente, por isso dia 7 de Julho lá me apresentarei ao meu chefito e uma nova etapa irá começar para esta família que se adora e que é super feliz!

Parabéns Manos

Hoje os meus manos fazem 24 anos... estou mesmo velhota.... 24 anos...
Faz hoje 24 anos que vi dois bebés lindos na palma da mão da enfermeira e me apaixonei pela primeira vez na vida!
Faz hoje 24 anos que comi pela primeira vez um bife na Portugália numa saída a dois com o meu pai.
Faz hoje 24 anos que descobri como as crianças são maravilhosas.
Faz hoje 24 anos que sou mana/amiga/mãe de dois rapazes lindos, com os seus defeitos e qualidades de quem tenho o maior orgulho.
Parabéns Filipe e Miguel!

Fomos ao teatro

Em óptima companhia (María e Nucha) fomos ao Museu das Crianças no Jardim Zoológico de Lisboa ver "O Reino de Pernas pr'ó Ar".
É um teatro mt engraçado que mistura fantoches com personagens reais e que incentiva as crianças a participar no especátulo.
Óptimo para crianças extrovertidas, o que por agora não é o caso do Afonso.
De qq forma, ele gostou. Dizia adeus às personagens e só ficou um pouco nervoso quando se apercebeu q ia surgir mais um mascarado, lol!
Eu tb gostei, senti-me tb um pouco criança e foi muito bom fazer algo a dois enquanto o pai ficava em casa para um momento tb a dois com o João. Foi bom, muito bom...

quinta-feira, 19 de junho de 2008

2 dentes

Pois é... o sr. João já tem 2 dentes de fora!

Sentem-se bem quando ele morde os nossos dedos e vêem-se lindamente, como comprovam as fotografias:)

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Uma semana fantástica

A semana que passou foi fantástica... Serviu para estar com os meus 3 homens e recarregar baterias.

O bom tempo permitiu que tivessemos um pouco de tudo: praia, festas, jardim, brincadeiras. A única coisa que não houve foi descanso, mas também quem quer descanso quando se tem 2 filhotes lindos, lol!

As férias começaram com o sarau de Afonso q já contámos noutro post e no domingo tivemos o meu aniversário onde juntámos a família toda!
Nos dias que se seguiram fomos ao jardim aqui perto de casa que é o nosso favorito porque tem um pouco de tudo: patos, relva para jogar à bola, caminhos para andar de mota e de patins (a nova aquisição dos pais para o Afonso) e um parque cheio de baloiços e escorregas. O Afonso brinca e o João diverte-se a olhar para tantas árvores com folhas que mexem com o vento.

Com o calor que fez, nada melhor que a praia e por isso fomos para a praia aqui perto de casa, pena é que a água não tivesse a temperatura de outras paragens, mas não se pode ter tudo :) O João adorou a areia e quase nunca comeu nem dormiu tal era a excitação. O Afonso continua a adorar a areia, quanto ao mar... o mar bem pode ficar lá longe que ele não se chega muito perto, nem para ir buscar água para as suas pocinhas!O João adorou ter o pai estes dias em casa e foi só sorrisos e alegria sempre que o pai chegava perto dele! Como o cabelo já está maior e não é mais o nosso carequita, decidimos fazer-lhe um penteado à moicano, parece-me q ele gostou :)

domingo, 8 de junho de 2008

Parabéns Rita!


Ritinha parabéns, não só porque hoje fazes anos mas por seres como és.
Tu és fantástica, tens uma força fora de série, és uma excelente mãe para os nossos filhos, és uma fantástica amiga e não poderia ter melhor companheira.

"Eu sei que vou te amar, por toda a minha vida, eu sei que vou te amar ..."

sábado, 7 de junho de 2008

1º Sarau

Sexta-feira, o Afonso teve o seu primeiro sarau de ginástica.
O clube dele foi um dos clubes convidados para um sarau do concelho de Cascais e portanto lá fomos para o pavilhão do Dramático.
Quando lá chegámos, já lá estava muita gente e depois de o vestir deixei-o entregue a uma das professoras do clube e também ao meu irmão (q tb é professor). Ficou a choramingar e tristinho, mas assim q viu a sua professora passou-lhe logo a tristeza e andou o resto do tempo até actuar entre o colo da Carolina e do tio Filipe.
No desfile dos clubes convidados, foi à frente com muito orgulho e ficou estupefacto com tanta gente na audiência :)
Quando chegou a sua vez de actuar, não teve receio de entrar "em cena" e fez o esquema planeado com os seus coleguinhas ao som da música "Não posso esperar para ser rei" do filme "Rei Leão".
Foi lindo vê-lo seguir as indicações da professora e o seu empenho em fazer tudo bem, mesmo quando os colegas já tinham passado para o exercício seguinte!
A professora diz que não podia ter corrido melhor e que estava muito orgulhosa do seu pequenino aluno. É que não nos podemos esquecer que ele é o mais pequenino da turma, que entrou à pouco tempo e que tem passado por uma fase de bastante timidez!
Claro que nós, eu, o pai, o mano, os avós e o tio-padrinho não podíamos estar mais orgulhosos. Só faltava escorrer a baba de tanto orgulho.
Convém explicar q o orgulho vem, não de ele ter feito bem ou não o esquema, mas sim do facto de ele ter ultrapassado a sua timidez e ter conseguido descontrair e divertir-se a dançar um pouco ao som de uma das músicas do seu filme favorito:)

Afonso 2 - Xixi de Noite 1

O Afonso já há algum tempo dizia que não queria a fralda quando vestia o pijama para dormir de noite.
Combinámos que no dia dos meus anos (amanhã) ele deixaria de usar este elemento tão incómodo.
Mas durante esta semana, depois de dizer novamente: não quero fralda, decidimos experimentar.
Já há algum tempo que acorda sempre com a fralda seca, por isso na primeira noite correu tudo muito bem e acordou sequinho.
A segunda noite não correu tão bem e molhou 2 pijamas, lol!
Decidimos então pô-lo a fazer xixi de noite quando o João acorda para beber o leite. E assim foi, esta noite, apenas com uma visita ao potinho tivemos uma noite tranquila.
Sinto-me tão orgulhosa do meu pequenino!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Quem sai aos seus

Não degenera!
A prova disso está no nosso filho João que, aos 4 meses 1 semana e 1 dia, decidiu ter um dente como o irmão! Já fiz as contas e até se adiantou ao irmão 13 dias :)
Ainda só está uma pontinha de fora, mas já se nota bem e deu para explicar as noites mais inconstantes, a diminuição do apetite e o mau humor.
Agora é esperar q o resto do dente não chateie muito e q não siga o irmão nas otites.....

segunda-feira, 2 de junho de 2008

The Terrible Two's?

Antes dos dois anos (e 1 mês) do Afonso não sabíamos o que eram birras.
Agora estas já fazem parte do nosso quotidiano e não há dia que não haja uma birrita.
De todos os textos que li acerca dos chamados "terríveis 2 anos" este captou a minha atenção "Terrible Two's? Not!"
Em vez que se assentar em teorias disciplinatórias, ideias gerais de regras, ordem, boas maneiras e comportamento defende a arte de respeitar a criança, com amor, para a ajudar a controlar-se.

M

Dia da Criança

Embora o tio Filipe estivesse na Baía de Cascais com os trampolins, fomos (o Afonso e nós) dar uma força à madrinha Andreia e rumámos à RTP para visitar o "Mundo Mágico da Televisão".
Digo dar uma força, porque foi a minha prima que está a fazer o estágio que organizou, practicamente sozinha, o evento. Digo practicamente sozinha, porque o chefe está de lua de mel e a única colega está grávida, e como tal, os ultimos dias foram passados a fazer coisas como ir comprar garrafas de água ao Continente porque nenhuma marca de água quis patrocinar o evento, lol!
Assim sendo, fomos muito bem recebidos, visitámos o maior estúdio de informação da Europa, vimos um carro de exteriores de 1957 (que ainda anda) e assistimos a um episódio de uma série muito divertida chamada Ovelha Choné.
Havia ainda um castelo insuflável, uma piscina de bolas, pinturas faciais, um mural para as crianças pintarem e um comboio para passear pelo recinto da RTP. Destas coisas todas, o Afonso só se aventurou na entrada do castelo, deixando a piscina para inúmeros meninos que por lá andavam.
Almoçamos no Vasco da Gama e assim que se sentou na cadeira do carro adormeceu. Acordou já em casa, 2 horas e tal depois e o resto da tarde foi passada com o mano e com os pais com muito mimo!

Quanto ao João, ficou no namoro com os avós e depois de um belo almoço de papa, fez companhia aos avós e bisavós num almoço fora de casa. Depois adormeceu e também já só acordou em casa, juntinho do mano e dos papás.

Foi um dia diferente, permitiu proporcionar ao Afonso um tempinho só connosco sem o mano, embora me parece que ele tinha preferido que o João tb fosse connosco. Digo isto, porque quando entrámos no carro para vir embora, ele perguntou pelo mano e se iamos para casa ter com ele... Ficámos com uma lagriminha no olho, ao constatar que o nosso pimpolho é um mano mais velho "à maneira"!!!

Padrinhos

Fomos convidados para ser padrinhos de um menino muito bonito chamado Pedro.

Foi com muito orgulho que aceitámos o desafio.
Chamamos-lhe desafio, porque vamos ter a possibilidade de ajudar alguém no seu crescimento como pessoa.
Alguém que não nos tem de ouvir porque somos seus pais (como o Afonso e o João), mas alguém que irá ouvir os nossos conselhos porque saberá que pode contar sempre connosco para tudo. Alguém cujo amor tentaremos sempre conquistar através da amizade e carinho e nunca através de sentimentos de obrigação ou prendas.

Pedro, a nossa promessa é só uma: nunca seremos aquele tipo de padrinhos que só vês nos anos e no Natal.

E como orgulhosa que sou, aqui fica uma foto do Pedro no dia do baptizado do João e do Afonso.