terça-feira, 28 de outubro de 2008

escola

Antigamente o Afonso andava numa escola super pequenina numa sala dos 2-4 anos com 15 crianças, onde tinha brinquedos, triciclos, muito carinho e atenção. Nessa escola faltavam actividades para o menino super mexido e para os pais sempre ávidos de dar o melhor ao seu filho.

Agora, o Afonso anda numa escola muito maior com 24 meninos e meninas só na sua sala, tem música, inglês, ginástica e natação, faz trabalhos muito mais diversificados como colagens e pinturas e tem um recreio enorme onde brinca com os seus amigos. Mas embora ele diga que gosta da educadora e da auxiliar sinto q lhe falta um pouco do carinho a que estava habituado na outra escola e que tem em casa.
Se calhar é imaginação minha ou então é mesmo assim porque são muitas crianças e a partir dos 3 anos o tipo de papel de uma educadora é diferente, mas quando ele chega à sala parece que não lhe dão a atenção que uma criança merece e se há dias em que lhe dão os bons dias e o levam à janela, há outros dias (como hoje) em que ele pega num brinquedo e fica a olhar para os outros meninos.... Claro q hoje, a auxiliar estava a tirar a febre a um coleguinha e a educadora estava a convencer uma menina a vestir a bata... se calhar é "minhoquice" minha e sindroma de mãe galinha...
Se eu ou o pai perguntamos como ele está, a resposta é rápida e sem muitos detalhes, também porque elas andam de volta deles e a prepará-los para o dia de escola (vestir batas, calçar sapatilhas de ginástica, etc). Mas a educadora já me disse que quando quiser está disponível para falar comigo. Acho q para a semana vou marcar com ela para falar com mais calma com ela e ver se os meus receios são infundados ou não.
Sem ser este pequeno grande pormenor, gosto imenso da escola e acho q ele está muito bem entregue.

E vocês? Que experiencias têm das escolas e educadoras dos vossos filhotes? O que acham q devo fazer?

PS: Quanto à educadora e à auxiliar do João que está na mesma escola, nada tenho a dizer. Adoro-as simplesmente e sei que ele está muito bem entregue, que é rodeado de mimo e atenção.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Este tempo meio estranho de calor/chuva e frio surtiu efeito cá por casa...

O Afonso anda com uma tosse que não o larga à 15 dias. Na segunda decidiu pegar numa caixa super pesada, que como é obvio lhe caiu em cima do pé dando direito a uma visita ao Hospital para um rx (mas não é nada e já pula e salta pela casa).
Continua um fofinho para o irmão dando-lhe uns beijinhos deliciosos e tratando-o com imensa ternura.

O João esteve com uma otite à 15 dias e agora está prestes a ter mais uma juntamente com vómitos e diarreia desde ontem à noite o que indica uma "virose"...
Mas mesmo com tudo isto, o João já aprendeu a sentar-se sozinho, quase que já se põe de pé sozinho e já anda muito bem agarrado à nossas mãos.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Lindos...

Estas últimas semanas têm sido cheias de actividades e os fds têm passado a correr porque não temos ficado em casa.

Na escola, o Afonso e o João estão optimos.

Afonso já está integrado, só fica tristinho de manhã quando me vou embora. Tem imensas actividades na escola: todos os dias tem Inglês, 2 vezes por semana Música, 2 vezes por semana Ginástica e 2 vezes por semana Natação. Fora da escola, continua na Ginástica ao final da tarde 2 vezes por semana. Anda muito feliz e a linguagem está cada vez mais desenvolvida.

O João fica óptimo, elas puxam imenso por ele e por isso já fica bem de pé, já tenta por-se de pé sozinho e o gatinhar está cada vez melhor.

Deixo aqui uma foto dos meus principes. São tão lindos....