quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

1 ano

No domingo o João faz 1 ano... nem acredito que hoje à um ano atrás terminavam as minhas 40 semanas de gravidez e começava a contagem decrescente.
Todos os dias pensava: será que é hoje? e todos os dias seguia a mesma rotina, uma rotina que adorava e que também me custava deixar: acordar o afonso, dar-lhe o pequeno almoço, vesti-lo, dar-lhe muito mimo e por fim levá-lo à escola e ficar à espera da hora de o ir buscar para depois brincarmos, brincarmos e brincarmos até que o pai chegasse e começasse a rotina do banho e jantar...
Depois, passados 2 dias comecei a ter contracções durante o dia, à noite ficaram mais fortes, passei a noite em casa para não ir para a maternidade e de manhã acordei o Marco e disse-lhe: amor, é melhor irmos andando. Telefonámos aos meus sogros que ficaram lá em casa até que o Afonso acordasse para o levarem à escolinha.
Chegámos à maternidade, cedo, lá pelas 8h, fizemos um ctg e já estava com contracções de 5 em 5 minutos: decidiram-me admitir e passar para o bloco de partos. Aí, deitaram-me numa cama, colocaram-me o ctg e o soro e as contracções diminuiram de intensidade e ficaram mais espaçadas.
Começou o nosso martirio. Foi assim até bem perto da hora de almoço, quando uma mudança na posição na cama pareceu agradar ao João e tudo se acelerou: mais contracções, a epidural e logo depois as águas rebentadas.
Nesse momento, a médica disse-me fazer um toque e diz muito de repente: tragam o ecografo!!!
O nosso coração parou: pensei logo no pior e que tivesse acontecido alguma coisa ao bebé.
Lá veio o dito ecografo, lá andaram a por a mão e a tirar, dizendo: isto não é a cabeça, hum... talvez seja um pé, não acho que é um braço...
Um horror, nem sabia o que pensar... até que chegam à conclusão: ele está de face e temos de ir para cesariana!
Irra... nem queria acreditar: desta vez q estava tudo tão bem encaminhado, o rapaz decide virar-se. Claro q na altura não fazia minima ideia do que era estar de face e ninguem me explicou o que ia ser a cesariana.
Estar de face significa ter a cabeça para baixo mas em vez da cabeça estar enrolada para o peito, está ao contrário esticada e o se está junto da "saída" é a cara e não a nuca. Ora, isto tem o perigo de partir a coluna ao bebé e provocar a morte. E antigamente era o que acontecia, benditas sejam as cesarianas que salvam as vidas de tantos bebés e mamas....
Assim, nesta posição, a cesariana tem de ser feita com muito cuidado e o bebé tem de ser virado dentro do utero da mãe para o puderem tirar. Conclusão: a cesariana demorou muito, muito tempo... só sentia a puxarem e a puxarem..... e o meu bebé nunca mais aparecia.
Ao fim de uma hora e tal, o João nasceu! Muito inchado, em sofrimento porque tinha estado numa posição incomoda talvez à uma semana (data da ultima eco) e devido ao stress da cesariana para o conseguirem tirar.
Ao Marco, quando lhe mostraram o João perguntaram-lhe se o pediatra já tinha falado com ele: ele ficou parvo e apanhou um susto de morte a pensar q o bebe tinha algum problema grave. Mas não, era só mesmo para explicar o que se tinha passado e a razão da cara inchadita....
Essa noite, passou-a numa incubadora para ter muito calorzinho, mas perto de mim e do pai até que ele teve de se ir embora para ir ter com o Afonso, o nosso grande pequeno menino.
No dia seguinte, já estava bem melhor, mamou com mais facilidade porque tinha a carita menos inchada e quando saiu da maternidade não parecia o mesmo.
Nessa tarde, fomos buscar o mano mais velho os 3 e apresentámos o Afonso ao João e ele disse: é o mano, o mano João e desatou-se a rir. Nesse momento iniciou-se uma história de verdadeiro amor entre dois seres muito pequeninos e que nós, eu e o Marco amamos muito!

5 comentários:

Maria José disse...

aí como o tempo passa e são dias que nunca mais esqueçemos.
bjokas grandes

Sílvia (hoje é...) disse...

Um dia difícil, sem dúvida. Mas tudo correu bem e o teu menino tem quase um aninho.
Beijinhos aos 4.:)

susana disse...

O tempo passa mas as memórias ficam principalmente as relacionadas com as nossas crianças.
É bom ter noticias vossas :)

Bom fim de semana!

jokitas

Sandra disse...

Parabéns, muitos parabéns João e papás.
... amanhã segue no correio uma prendinha para o João e outra para o Afonso... (um pouco atrasada, eu sei! ups!)

Bjinhos amiga
Estamos com muitas saudades vossas
Sandra, Dani e Paulo

rapaz das bisbilhotices disse...

mana =) a festa do boxexas foi 1 êxito :p gosto mt de ti fofa. bjs