segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

13 meses e uma otite

Pois é....
O nosso pimpolho fez 13 meses na sexta-feira. Um ano e um mês... puxa!!
Ainda não tinha contado aqui a novidade, mas o Afonso já transitou para a sala de aquisição de marcha.
Claro q marcha já ele adquiriu há uns tempos, mas como ainda não tinha feito um anito a mudança tinha ficado para o início do ano.
Depois "meteu-se" a maldita varicela, mas finalmente há duas semanas começou a comer com as restantes crianças e a partir de quinta já não dormiu na sua caminha de grades, mas sim com os mais crescidos num catre ( credo... parece nome de cama de prisão... mas é mesmo esse nome... são umas camas baixinhas de lona onde é obrigatório que as crianças durmam quando saem do berçário)!
"Comeu bem e dormiu bem, não estranhou nada" dizem elas! E eu fico com um sorriso nos lábios.
A única questão mesmo, foi a maldita da febre q de sexta para sábado resolveu acordar o nosso fofo às 2h com 40,5ºC...
Ficamos sempre assustados com estas febres, mas já nos vamos habituando... Demos-lhe um ben-ur-on e passadas 4 horas Brufen...
Telefonema para o médico e visita ao consultório ao final da tarde. Diagnóstico: uma otite no ouvido esquerdo e uma a caminho no direito....
Conclusão: antibiótico e uns dias sem ir ao infantário.
Hoje já não teve quase febre de noite, amanhã ainda fica em casa e depois quarta logo se vê...
Com este frio também não tenho vontade nenhuma q ele saia de casa!

segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

agenda dos miúdos

Houve alguém, muito corajosa por sinal, que decidiu criar um blog para divulgar actividades que possamos fazer com as nossas crianças: http://agendadosmiudos.blogspot.com/
Consultem e ajudem a aumentar a informação disponível!!

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

devorar iogurtes

O meu primo Diogo sempre adorou iogurtes, por isso nada podia ser melhor para sua primeira refeição sem ser pela sonda, do que um iogurte :)
Não estive presente, mas quem viu diz que ele olhava para a embalagem com uma felicidade incrível! Deu-lhe uma satisfação enorme, principalmente porque comeu à colher e não teve problemas nenhuns!!!
Pois é, como já devem ter percebido o meu primo está a recuperar muito bem!
Demorou mais algum tempo do que o previsto porque teve uma infecção pulmunar provocada por uma bactéria que obrigou a que ele esteja num quarto isolado e que para o visitarmos tenhamos que colocar bata, máscara e luvas.
Esta maldita infecção deitou-o um pouco a baixo e parou a fisioterapia que ele já estava a fazer, mas oficialmente já não está em coma ( porque até agora os médicos consideravam ainda um semi-coma) e já se mostra muito reactivo connosco e com tudo o que o rodeia.
Por isso, começa agora a fase mais complicada da recuperação...
Até agora, as preocupações singiam-se mais ao facto de se ele ia sair do coma ou não.
Agora, as questões são outras, são as reacções dele, o facto de já sentir dores e perceber que está num hospital, estar ainda com o soro (porque não bebe ainda água suficiente por ele próprio), por não puder ainda falar tem dificuldade em comunicar o que sente... enfim... uma panóplia de questões normais para uma pessoa na situação dele, mas novas para nós.
Perante isto, há apenas uma solução: tentar dia após dia apoiá-lo e aos meus tios e primos o melhor que sabemos e podemos, porque o futuro do Diogo continua a estar nas mãos dele, na garra que ele vai ter para agarrar a vida, entregar-se à fisioterapia de corpo e alma para daqui a algum tempo tudo isto já pertencer ao passado...

terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Concerto para bebés

Harpa. Aí está um instrumento muito engraçado!

No domingo assistimos a mais um concerto de música para bebés no Olga Cadaval, desta vez muito bem acompanhados pelos nossos amigos Patricía, Bruno e Miguel.

O Afonso esteve super entretido desde o início do espectáculo enquanto que o Miguel esteve muito observador e atento aos cantores e saxofonistas.

Notou-se bem a diferença que um mês faz no desenvolvimento do Afonso e nas suas atitudes perante estranhos.

Logo no início do espectáculo, começou a bater palmas, a mexer-se ao som da música e não parava sossegado no meu colo, queria era estar de pé a olhar para tudo, principalmente para a cantora e para uma menina super mexida que estavam ao nosso lado.

Depois, a meio do espectáculo quis mexer na harpa e duas das cantoras chegaram ao pé dele para não mexer, só que a reacção do pequenote não foi a melhor possível.... desatou a fazer beicinho e começou a choramingar e veio ter connosco a pedir miminho.

Mas passados nem 5 minutos, já estava todo contente outra vez a ouvir a música.

Para mim, desta vez o concerto passou a voar... e porquê? é fácil... distraí-me imenso a olhar para as reacções do Afonso e do Miguel e também de todas as crianças que assistiram ao concerto...

Para quem adora crianças, é maravilhoso ver a sua transformação: primeiro começam super timídas a choramingar com medo dos barulhos e das luzes... no fim, já percorrem o espaço como se conhecessem o local há anos, brincando com os cantores e músicos!

O melhor do mundo realmente são as crianças.....

sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

algumas fotos

Estive a sincronizar o telemóvel com o portátil e a rever algumas das ultimas fotografias tiradas com o Afonso.

Estas duas são da primeira vez que o Afonso andou de Metro.
Esta foi tirada no Corte Inglés na zona dos restaurantes. Acham q o rapaz vai ter jeito para condutor??

terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Há lá coisa mais linda????

segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

de volta à escola

Estava cheia de medo da reacção do Afonso quando voltasse à escola passados estes 15 dias de miminhos.
Mas já devia saber q com o meu pequerrucho não me preciso de preocupar. Modéstia à parte, ele é um espectáculo!!!!
Chegámos lá e ele ficou à porta da sala a olhar... a Manuela começou a falar com ele, a dizer q ele estava muito lindo e ele começou a rir-se para ela e para a coleguinha bebé que já estava na sala.
Depois entrou, mostrou-lhe o boneco q trazia, fez a nova gracinha q aprendeu ( aponta com o dedo para a palma da mão enquanto nós dizemos: a galinha põe o ovo e o menino papa todo!!!) e começou a andar pela sala toda a inspeccionar.
Passado 2 ou 3 minutos já estava a fazer cucas, a rir-se muito e a atirar beijinhos para mim e a dizer-me adeus!
Sendo ele uma criança muito brincalhonha e comunicativa acho q estava desejoso de voltar para puder brincar com os amiguinhos!!
A ver vamos como corre o almoço e a sesta.... por volta das 15 telefono a saber :) mãe galinha... pensam vocês.... mas puxa.... foram duas semanas de muito miminho principalmente a semana passada q esteve com os avós...
Amanhã conto novidades!

terça-feira, 2 de janeiro de 2007

mistura explosiva

Infelizmente o nosso ano não acabou da melhor forma....
O Afonso apareceu com Varicela na quarta-feira, os pré-molares decidiram rebentar em simultâneo e para além disso no sábado uma febre de 39,5ºC levou-nos pela terceira vez ao médico que diagnosticou uma inflamação da garganta.
Conclusão: toma banho com Oleoban, pomos-lhe betadine e caladryl nas borbulhas consoante o seu estagio de crescimento, e está a tomar antibiótico, brufen e ben-ur-on para a febre, zovirax para a varicela e atarax para as comichões!
Puxa..... É de dar em doidos!!!
As primeiras noites foram complicadas, acordava imensas vezes, chorava muito e não se acalmava. Atribuímos à excitação do Natal e do aniversário dele, mas quando o corpo começou a encher-se de borbulhas as dúvidas dissiparam-se.
Agora as coisas já estão bem melhores. Assim que o antibiótico fez efeito a febre quase desapareceu bem como o sintoma mais preocupante para nós.... um cheiro horrível da garganta do nosso pitucho que indicava que havia mesmo algo de errado.
As borbulhas já pararam de nascer e neste momento o processo é de secagem com muito betadine à mistura. Mas é horrível.... tadinho tem o corpinho cravejado de borbulhas :(

Por agora está de quarentena. Voltar à escola só daqui a uma semana e estes dias está com os avós rodeado de miminhos.