quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

6 dias e 6 noites

Este é o tempo que o pimpolho mais pequeno tem!
Dias e noites de que não nos podemos queixar, porque tem-nos deixado dormir 2-3 horas de seguida, tem mamado bem (sobre este assunto farei um post, porque há muito para contar), quando está acordado é super bem disposto e não chora. Aliás, é tal como o Afonso que só chorava para comer :)

Quanto a parecenças, ninguém achava, mas eu sempre disse que achava os irmãos super parecidos, por isso o João é como o Afonso: boquita linda, olhos grandes e expressivos! As grandes diferença são: o corte de cabelo, as 100 gramas de diferença q dão umas bochechinhas lindas, e os 2 cm que fazem com q alguns babygrows fiquem mais justinhos :)
Eu e o Marco ainda nos estamos a adaptar à nova realidade, principalmente ao facto de termos crianças tão pequenotas e a precisar muito de mimo.Na altura do Afonso tínhamos todo o tempo do mundo para ele, de dia e de noite. Agora, aproveitamos os momentos durante o dia para dar mais mimo ao bebé e assim pudermos dar toda a atenção ao pimpolho mais crescido quando ele vem da escolinha.
Mas a altura do dia mais complicada é sem dúvida a hora do banho e do jantar, que nesta casa começa às 20h e só termina quando o Afonso se vai deitar... Neste momento é caótico, porque o João não tem ainda hora para mamar e portanto é um fura-esquemas. Mas a pouco e pouco vamos conseguindo gerir as coisas: ontem o João tomou banho às 18h30, mas decidiu fazer um cocozito mesmo à hora em que o Marco ia dar banho ao mano mais velho, por isso enquanto o pai lhe mudava a fralda, o Afonso esteve-me a ajudar a fazer o jantar.

Posts que ficam prometidos:reacções do Afonso ao irmão, os detalhes do parto vistos pela "inspeccionada"

Lutas pela atenção da mãe

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Nascimento do João

Aqui vai mais uma atribulada história de um nascimento, como a médica da Ritinha diz
- “Rapariga não tens jeito para ter partos normais.

Tudo começou numa noite de quinta-feira, à noitinha antes de dormir a Rita diz-me que tem contracções, mas que ainda estão muito espaçadas. Com o decorrer da noite elas foram ficando menos espaçadas e mais intensas então, logo pela manhã, toca a ir para a maternidade Magalhães Coutinho. Depois de a Ritinha ser inspeccionada comunicaram-lhe que iria ter ordem de internamento, isto foi às 8:30 da manhã. E pronto, lá fomos nós para um quarto escuro com a Ritinha a soro e, a criar ambiente, um a música de fundo da máquina do CTG. Claro que a sala de espera da maternidade (que é as das urgências) já contava com vários membros da família.

Depois de muito esperar, mais contracção menos contracção, mais espaçada menos espaçada, as águas decidiram rebentar às 17:00. A Ritinha foi analisada e o pessoal médico fez cara de caso, toca a ir buscar um ecógrafo para verificar a posição do rapaz. Pois bem, o rapaz estava de cara e não de cabeça, resultado, cesariana de urgência (até passou à frente de outra futura mãe) devido a ser de risco, isto às 18:30.

Nesta altura os pais da Rita já tinham ido embora pois alguém tinha de ir buscar o Afonso e dar-lhe de jantar. Mas como o irmão da Rita ia receber uma medalha da câmara de Cascais numa cerimónia no Casino do Estoril os meus pais depois também tinham de ir buscar o Afonso a casa dos pais da Rita. Às 19:30 ainda não sabíamos se tinha nascido ou não e só sobrava eu na sala de espera mais os tios da Rita (Jaime e Mila). Como nunca mais nos chamavam eu perguntei a uma enfermeira do bloco se tudo tinha corrido bem, ela disse que sim e que não tardava iriam nos chamar.

Chamaram-nos às 20:30 (o João nasceu às 19:27, 3.115Kg e meio metro de gente) subimos e fomos ver o João. A Enfermeira vira-se para mim e diz – “A Pediatra já falou consigo?” , eu respondo – “Não porquê? Passa-se alguma coisa com a Rita ou o Bebé?”, ela diz –“É que ele está inchado e com cortes porque foi uma cesariana muito difícil, tiveram que usar ferros para o tirar devido à posição em que estava, mas isto passa daqui a 2 ou 3 dias.” … ufa, menos mal, de repente o céu tinha-me caído em cima da cabeça.

Às 21h lá me juntei à Ritinha e ao João no bloco de internamento da maternidade.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

à espera

E assim estou eu.... à espera q o senhor João se decida...
Continuo sem contrações e apenas com uma dor entre as costas e a nádega esquerda :(
Todos os dias acordo um poquinho pior desta dor, mas como diz o Marco: é só até sábado.
Parece q o pimpolho mais pequeno não quer ouvir a família nem as amigas da mãe e vai mesmo nascer de cesariana.
O mais frustrante para mim é que se entrasse em trabalho de parto naturalmente ele nasceria sem problemas, pois ele está mesmo "à porta"...

Bem... mas não somos nós que decidimos, mas sim eles, portanto só me resta muita conversa aqui com o filhote para ver se o convenço.

A todas as queriduchas q vêm visitar o blog em busca de novidades, fiquem descansadas q assim que ele nascer, a novidade vai estar aqui num instante!!!
bj a todas! chuac!!!!

Deixo aqui uma fotografia tirada no sábado com o Afonso enquanto aproveitávamos o bom tempo e os últimos momentinhos a 3 :)

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

40 semanas

E assim cheguei pela segunda vez às 40 semanas....
Há dois anos e um mês cheguei a este dia ( 39 semanas e seis dias) com contrações.
Hoje, nem uma para amostra. Apenas uma dor na zona dos rins do lado esquerdo que foi passando durante o dia.
Por estes dias só me resta esperar que o pimpolho mais pequeno se decida a visitar-nos.
Caso isso não aconteça, já temos data marcada: sábado dia 26 vou ter com a médica às 9h para fazer cesariana.
Queríamos tanto que isto não acontecesse... é que ele está tão bem encaminhado ( a cabeça bem posicionada) que só a sua teimosia e a minha não dilatação faz com que não possa ser parto natural.
Filho: pensa no papá que assim pode ver-te nascer e na mamã que assim recupera melhor e nasce até sábado.... please!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

um mimo

Bem..... Que honra...

Fui contemplada com um miminho da minha amiga Sandra (http://onossodani.blogspot.com/), que embora esteja um pouquito longe (ela vive no Porto), vive no meu coração!

Amiga: penso em ti sempre e no teu Daniel. Ainda bem que tudo corre pelo melhor :)

Quanto aos blogs que nomeio para este prémio..... A lista curta mas que gostava que fosse longa é a seguinte:


Atenção q a ordem é aleatória :)

As regras para a atribuição deste mimo são as seguintes:
1. Este prémio deve ser atribuído aos blogs que considerem serem bons (entende-se como bom os blogs que costumam visitar regularmente e onde deixam comentários).
2. Somente se recebeu o "Diz que até não é um mau blog", deve escrever um post indicando a pessoa que lhe deu o prémio com um link para o respectivo blog; a tag do prémio; as regras; a indicação de outros 7 blogs para receberem o prémio.
3. Deve exibir a tag do prémio no seu blog, de preferência com um link para o post em que fala dele.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

no quentinho

por enquanto o nosso pequenote continua no quentinho da minha barriguita...
falta tão pouco, mas parece que falta tanto...
penso q seja a ansiedade e ao mesmo tempo o receio de tudo o que o nascimento do João implica...
por um lado, será uma felicidade tremenda ter um novo ser tão pequeno e frágil nos meus braços, por outro lado tudo o que isso significa para o Afonso e as mudanças que irão ocorrer na vida dele.
sei que ele será feliz e que adorará o irmão, mas também sei que sentirá muito o facto de deixar de ser o nosso centro das atenções.
claro que faremos tudo para que ele não note muita diferença, mas o certo é que passará sempre a existir alguém com quem dividir a nossa atenção :(
por isso, por estes dias os meus sentimentos tanto são de muita felicidade como de tristeza ao olhar para o nosso pequenote...
uma certeza tenho: irei sempre amar os meus filhos independentemente de tudo o que aconteça.

domingo, 6 de janeiro de 2008

novidades

Por enquanto não há novidades, excepto que ele já virou e que o liquido aminiotico voltou a valores normais, reduzindo a piscina a que o sr. dr. tinha direito:)

Assim, o nosso João continua aqui no quentinho da barriga, deixou a mãe festejar o Natal, fazer a festa do mano e passar a Passagem de Ano.

Agora, espero ansiosamente a visita do meu pimpolho mais pequeno, vamos falando muito com o Afonso sobre o mano, ele vai-se acostumando a ver o ovo, a esperguiçadeira e sabe q são do mano, embora goste muito de se sentar na esperguiçadeira e fazer dela um baloiço:)

Nem acredito com o tempo voou nestes ultimos 15 dias e por isso quando penso q já estou quase com 38 semanas penso assim: nã, não é possível.... o tempo realmente voa quando se é feliz!!!

Quanto à festa de aniversário do Afonso, correu muito bem, os miudos divertiram-se e deu para estar com amigos e ver os seus pequerruchos!

O Afonso teve direito a um bolo com o seus bonecos favoritos e ficou feliz da vida!!!

Uma vitória, pelo menos até agora.... tem sido a chucha..... Ao adormecer raramente a pede e quando nós dizemos que não temos e que o Pai Natal a levou ele aceita muito bem. O mais complicado são os acordares..... da sesta principalmente.... que são feitos mais cedo e com muita birrinha à mistura. Mas é só às vezes, outros dias acorda feliz da vida!
O nosso pequenote surpreende-nos dia após dia.....