quarta-feira, 5 de março de 2008

Bye Bye Fraldas, Hello Cuecas

Fevereiro foi o mês do treino do potinho.

Fomos levados pela escola porque lá começaram a treinar o Afonso com fraldas cuecas. Nós só pretendiámos começar este treino em Março devido ao nascimento do irmão e não lhe queríamos colocar um stress adicional.

Surpreendentemente todo correu pelo melhor, claro que existe muita dose de paciênca, compreensão e carinho à mistura. Começamos por impôr horas certas e períodos de tempo em que ele se sentava no bacio, monitorizámos as fraldas para perceber as horas a que ele fazia as suas necessidades tentado fazer corresponder estas horas aos períodos do bacio. Com a evolução dos acontecimentos fomos arriscando e creio que ele correspondeu bem quando tirámos completamente as fraldas (em casa) e vestimos as cuecas (têm que ser cuecas engraçadas, nós comprámos umas na loja da Disney do Colombo muito giras!). Claro que no processo ele fez algumas vezes xixi nas cuecas mas isso faz parte da aprendizagem/treino. Ele já ia pedindo as cuecas em vez das fraldas e sentia-se melhor com as cuecas do que com as fraldas. Percebi que ele era capaz de se conter e fazer xixi quando queria porque no banho lhe dizia - "Faz xixi filho!" - e ele fazia xixi no banho, portanto conseguia controlar-se.

Agora, já à quinze dias que o Afonso usa exclusivamente cuecas em casa, excepto na hora de dormir. No último fim de semana nem usou fraldas na rua. Quando de manhã acorda com xixi na fralda fica todo nervoso e chateado, não gosta de acordar molhado.

Já pede para fazer xixi e consegue ir pedindo para fazer cocó, ou seja consegue identificar a necessidade fisiológica a cumprir. Se bem que às vezes, pede para fazer xixi, faz xixi e levanta-se num ápice depois passado 1 minuto pede para fazer cocó e torna-se a sentar. Durante estes breves instantes pode acontecer haver 1 pequenino presente nas cuecas :-).

O outro dia a mamã pô-lo a fazer xixi de manhã, enquanto tratava do João, ele disse à mãe que não queria fazer e a mamã deixou-o andar sem fralda pela casa. Passado um bocadinho o Afonso sentou-se na cama dele e exclama -"Cocó!"-, voltou ao bacio e ele fez cocó. Depois da mamã arranjar o João e o Afonso, quando foi ao quarto deles, viu no chão o vestígio do desejo do Afonso uma bolinha solitária de cocó no meio do quarto :-)

O Afonso tanto usa o potinho como a sanita+redutor, se bem que a mãe prefere o potinho porque ele não fica tão bem colocado e com a pilinha para baixo. Claro que todos nós imaginamos o que acontece com uma pilinha de criança mal posicionada no potinho ou sanita+redutor.

6 comentários:

María disse...

Sei bem essa parte da pilinha lolol

Ainda no outro dia aconteceu em casa da minha mãe, a minha mãe pô-lo na sanita (sem redutor) porque ele queria cócó, claro que 1º sai chichi e ela não viu a pilinha ele também não e foi um repuxo lolol

Quanto ao treino, acho que o Afonso se está a portar lindamente mesmo, tendo em conta que o mano nasceu há 1 mês e ele largou a chucha também há pouco tempo!
Têm todas as razões para se sentirem muito orgulhosos do vosso menino!

E na escola, já só usa cuecas? É só por uma questão de não o baralhar, já que em casa já não usa vocês deviam incentivar lá na escola que ele não use também (se ele ainda usar).
O próximo passo é tirar à noite e aproveitando que ele não gosta de acordar molhado, provavelmente estará para breve!!!

Bjnhos grandes e parabéns ao Afonso!

P.S - as letras dos posts estão tão canininhas.................

joker disse...

I like your blog, keep it up! Do drop by my blog for a laugh.

http://1jokeaday.blogspot.com

Nucha disse...

Hihihi... depois de ter duas meninas, acho que viesse agora um rapaz, levaria com umas boas molhadelas! Nem me lembraria que seria preciso "arrumar" para fazer xixi! :)

Unknown disse...

O Gonkas nunca usou bacio sempre fez as necessidades na sanita com o redutor,mas o que eu passei para que ele se habituasse á sanitas e ás cuecas.:)

Depois para habituá-lo á noite punha-o a fazer xixi antes de se deitar,tb custou mas agora é uma maravilha,ao fim da história xixi.

jinhos

Nucha disse...

Olá Rita, recebeste o convite para leitura do blog? Beijinhos

Patrícia disse...

Fico a torcer para que corra bem!!

Os xixis cá em casa estão mais do que controlados... O cocós, infelizmente, continuam bem complicados... :-S

Desejo-te mais sorte!!