sábado, 30 de setembro de 2006

Trabalhar ao fds....

Aqui está algo q simplesmente odeio......
Mas quando as coisas começam a ficar negras, tem mesmo de ser....
O Afonso é que não se importou nada porque ficou com os avós a receber todos os miminhos!
O rapaz é um sortudo;) Tem atenção, carinho e brincadeira de todos os que o rodeiam!
Mas não é sempre assim???
Infelizes daquelas crianças que não têm momentos de brincadeira como este, entre o Afonso e o seu bisavô Miguel!

quarta-feira, 27 de setembro de 2006

9 meses e 2 otites :(

Ontem, dia 26, o Afonso fez nove meses de vida!!
Puxa.... daqui para a frente já vive mais tempo no mundo cá fora do que protegido na minha barriguita....
Isso também significa que está exposto às intempéries e a estas estúpidas bruscas mudanças de tempo.
Por causa disso, desde sexta-feira que ele começou a ficar com um pouco de febre e constipado.
Na segunda fomos ao Hospital com medo que fosse a infecção urinária a bater de novo à porta e ainda estamos à espera de saber os resultados, mas na terça ele ficou pior e lá fomos nós ao pediatra.
O diagnóstico não podia ser mais desanimador.... uma otite em cada ouvido.....
Agora está a antibiótico, ben-ur-on e brufen, pingos para desobstruir o nariz e claro, aeróssois, soro e narinel....
De tudo isto, o pior é mesmo ter de lhe dar antibiótico, porque lhe baixa as defesas imunitárias e o narinel q ele detesta e fica super sentido por nós o obrigarmos a fazer aquilo...
E como diz o ditado: o q tem de ser, tem de ser e tem muita força!
Por isso, tentamos fazer tudo com brincadeiras para que ele não fique chateado.

Ontem e hoje, o Afonso tem estado com os meus pais a quem agradeço com todo o carinho: beijos papás!!!! Adoro-vos!! Obrigada por todo o apoio!!!

Hoje já parece estar melhor e aos poucos volta a ser o nosso bebé, risonho, bem disposto e pronto para a brincadeira....

O meu único medo é o inverno q aí se aproxima, pq se cada vez q ele se constipar ficar com uma otite é muito preocupante....

terça-feira, 26 de setembro de 2006

No andarilho....

Sei que nem todas as pessoas concordam com o uso do andarilho, mas há 15 dias decidimos comprar um para o Afonso.
Quando chega do infantário ele anda um pouco no andarilho e agora já percorre a sala de uma ponta à outra atrás de nós na brincadeira.
Claro que não o deixamos estar muito tempo, pq ele cansa-se rapidamente e além disso sabemos que não convém q ele se habitue muito ao andarilho.
De qq modo é óptimo ver a cara de felicidade dele quando percebe que já se mexe sozinho!

quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Já se senta!!

Esta é a grande novidade da semana.
Há já alguns dias que o Afonso descobriu como se sentar. Ao ínicio fazia-o a medo, mas agora já ganhou confiança e utiliza este método para se mexer pelo tapete e ir buscar brinquedos.
Claro que com esta ginástica e com o andarilho ( que comprámos porque ele só quer estar de pé) depois do jantar está estafado e às 21h30 cai na cama cheio de soninho...
É lindo vê-lo a ganhar confiança nas suas capacidades... Sentimos um orgulho enorme no nosso filhote que todos os dias nos surpreende!!

segunda-feira, 18 de setembro de 2006

O escorrega e o baloiço!

A minha amiga Patrícia perguntou-me se o Afonso já andava de escorrega quando vai ao jardim.
A resposta é: sim!!!
Desde as férias que os meus pais e nós começámos a pô-lo no escorrega.
Primeiro ele tinha um pouco de medo e ficava muito direito e a olhar para todo o lado, agora já se diverte e o pai já não o agarra tanto!

Ele adora e nós adoramos vê-lo feliz :)
Ah.... e ele gosta mais de andar nos escorregas grandes, a brincadeira dura mais tempo e para nós também é melhor.... as costas é que se queixam um pouco, mas fazemos tudo pelo nosso rapaz!
Quanto ao baloiço.... bem nem se fala..... Ele adora andar de baloiço, fica de boca aberta a rir imenso, principalmente se nós fingirmos que lhe vamos mexer nos pés!

Claro que o baloiço é sempre acompanhado pela ladínha que já a minha avó me cantava quando eu era pequenota: Tão balalão... Cabeça de cão...Orelhas de gato....Não tem coração!!!

sexta-feira, 15 de setembro de 2006

Os primos

O Gonçalo e o Afonso têm 9 e 8 meses e são primos já em terceiro grau, mas tanto eu como a Vanessa (a minha prima) temos a certeza que vão ser grandes amigos e companheiros de brincadeiras!
No fds passado, estivemos todos juntos no Parque Morais na Parede e foi muito divertido.
Aqui fica uma foto dos dois primos para a posteridade.

quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Sporting 1 - Inter 0

E assim... sem ninguém esperar o pequenino Sporting ganhou ao poderoso inter :)
Viva o Marco Caneira e o treinador de quem todas as pessoas duvidavam!
Claro que eu, como sportinguista de alma e coração, dei pulos de alegria à frente de um Afonso com cara de quem pensava: esta mãe é maluca. Eh,Eh!!

Algumas frases de jornais mundiais:
«Inter travado em Lisboa», Gazzetta dello Sport
«Inter arranca mal: ko em Lisboa», Corriere Della Sera
«Inter perde com justiça frente a um grande Sporting» Marca
«Sporting derrota Inter através de remate espectacular», Eurosport
«Sporting alcança surpresa da noite» BBC
«Golaço de Caneira afunda Inter», SKY
«Inter surpreendido», Sports
«Inter cai», Le Figaro

um site espectacular

Na minha navegação pela blogosfera, encontrei um contador muito engraçado e como queria colocar um contador aqui no blog, fui logo à procura do site.
http://www.thomoeda.net/
Tem coisas giríssimas para colocar em sites, blogs, emails, etc. E à procura de algo para colocar aqui no blog, deparei-me com esta imagem....


E como sou romântica, aqui fica... Deve ter sido um anjo destes que um dia disparou uma seta quando a doce e o why se conheceram!
Amor.... cada vez mais sei que é contigo que quero ficar.... para sempre!!!

segunda-feira, 11 de setembro de 2006

Aulinha de Natação


O Afonso teve no dia 2 de Setembro teve a sua primeira aulinha de natação no Belavista wellness club. O clube tem um balneário dedicado para os bebés com tudo em tamanho pequenino, o que é óptimo para as crianças. Eu e a Rita decidimos que vamos à vez com o Afonso à natação, um Sábado vou eu outro Sábado vai ela.

Depois de vestir o meu filho pus-lhe a touca, ele ficou tão giro :-). Tomámos um duche e ala para a água. A aula foi muito divertida e o Afonso gostou muito, ele adora a água. A parte que o Afonso menos gostou foi a parte dos mergulhos, confesso que a mim tb me fez impressão quando a professora disse "-E agora vamos preparar para o mergulho!". Ele portou-se muito bem nos segundos que ficou debaixo de água, e não chorou muito quando veio à superfície.

Quando a aula acabou e depois de estar vestido e ter um iogurte no bucho o Afonso dormiu uma hora e meia, a natação cansou o seu corpinho pequenino mas via-se que o filhote estava feliz.

Marco

quinta-feira, 7 de setembro de 2006

Que saudades das férias..... Parte II

A seguir à praia, nada melhor do que uns dias no campo!
Por isso, rumámos à terra dos pais do Marco em Trás-os-Montes para passar uma semana bem relaxada....

Claro que o Afonso adorou e o Marco também, principalmente por assim puder matar saudades dos pais!



Durante esta semana, o Afonso continou a evoluir a olhos vistos e passou a ter uma actividade favorita enquanto nós comíamos: comer pão!Ver o avô a andar de tractor também era algo que fascinava o Afonso, embora que se assustasse um pouco com o barulho quando este começava a trabalhar....
Para o Afonso foram dias de grandes descobertas: viu vacas ao vivo e bem pertinho dele, descobriu donde vêem os tomates, o que é uma videira, e principalmente como se atiram coisas das árvores ao chão: bater numa pera ou maçã até que ela se desprenda do ramo :)


No final da semana, tivemos o casamento da prima do Marco e lá fomos nós, a família pipoca toda de azul para o casamento!
O Afonso estava lindo como era de esperar e portou-se muito bem na igreja sempre a olhar para todo o lado e a palrar de vez em quando :)

Que saudades das férias..... parte I

As nossas 3 semanas de férias foram o máximo!
Deu para mimar imenso o Afonso e para chegar à conclusão de que ele é um porreiro e que está tudo ok para ele...
Estava sempre pronto para a brincadeira e se tinha sono, não se importava com onde estava. Dormia e pronto! Quer fosse na sua camita de viagem, no carrinho, ou até num restaurante barulhento!

Mas começando do início....
A primeira semana começou com a consulta com a Nefrologista para analisar o exame que o Afonso fez e nos confirmar o diagnóstico do médico que fez a cistografia: o Afonso não tem refluxo e que a infecção de Junho se deveu a um caso isolado, talvez relacionado com o facto do sistema imunitário estar debilitado do antibiótico q tinha tomado para a otite em Maio!
Ficamos bem mais aliviados e para retirar qq dúvida, vamos fazer uma ecografia em Dezembro e nova consulta.

O resto da semana foi passado com muita brincadeira na praia e no jardim.

A praia de eleição foi a da Parede, como é obvio..... é um crime com uma praia tão perto fazer km e km para ir para outro lado...

Quanto a jardins.... os nossos favoritos foram o do Alvito... um pouco longe de casa, mas que vale a pena !

E do da Quinta da Alagoa, que é bem pertinho da nossa casa!


Na segunda semana das férias fomos para o Algarve, mas tivemos algum azar pois fomos na semana em que o tempo esteve mau e choveu a potes dois dias...

Acreditem ou não, mas na sexta-feira, estavamos na praia quando desatou a chover! O Afonso achou aquilo tudo muito estranho e não parava de olhar para as pessoas todas recolhidas por baixo do restaurante da praia!

Mesmo assim, foi óptimo! Estivemos com os meus pais e com o meu irmão Filipe e o Afonso teve imenso mimo e atenção!

Tomou banho na piscina pela primeira vez e qual foi o nosso espanto quando ele começou a dar aos braços e às pernas! O instinto é algo fabuloso.....

Fomos visitar os meus tios que têm uma casa no Algarve com piscina e brinquedos do primo Ricardo que o Afonso adorou, especialmente o escorrega!

E finalmente um blog novo...

Para quem visita hoje este blog pela primeira vez, saiba que os posts anteriores são pensamentos que fui tendo desde que fiquei grávida até aos dias de hoje.
Neste momento o Afonso tem 8 meses e é um menino lindo, feliz e amado pela família inteira.

Daqui para a frente espero actualizar este blog tal como actualizava o meu anterior no msn space! E como aqui é mais fácil colocar comentários, espero ter novidades de todos aqueles que visitam este blog em busca de novidades do Afonso, da Rita e do Marco!

beijos,
Rita

28 de Agosto de 2006

De volta ao trabalho


Bem.... hoje voltei ao trabalho e o Afonso ficou com os avós Mideus e António que o vão encher de mimos!
Claro q as saudades são enormes, após 3 semanas sempre com o meu bebé....
O que vale é q o dia passa depressa e logo à tarde já volto a estar com ele!
Assim q puder, conto como foram as férias e coloco fotos do rapaz.

01 de Agosto de 2006

Nada de Refluxo!! YES!!!!!

Hoje o Afonso foi fazer o exame que iria determinar se ele tinha refluxo renal ou não.
Custou um pouquito porque ele tinha de estar quieto, mas valeu a pena!
O resultado foi negativo, ou seja, não há vestígios de refluxo.
O que significa que a infecção urinária foi um acaso ou obra de outra coisa qualquer.....
Na segunda dia 7 vamos à consulta de Nefrologia mostrar o exame e ouvir o que o médico nos tem para dizer.
As dúvidas agora centram-se no antibiótico ( vai ou não continuar a tomar), cuidados a ter no futuro, exames a fazer regularmente, etc...
Porque embora não tenha refluxo, é preciso garantir que ele não volta a ter nenhuma infecção urinária que possa deixar sequelas nos rins!

28 de Julho de 2006

7 meses
O Afonso fez 7 meses na quarta-feira e quando penso no tempo que passou desde que ele nasceu.... fico assustada...
A vida passa tão rapidamente que por vezes não aproveitamos os momentos preciosos com aqueles de quem mais gostamos...
Ao longo destes meses, eu e o Marco tentámos ser os melhores pais que conseguimos, claro q nem sempre acertamos, mas penso que temos feito um bom trabalho.
O Afonso é, como dizia uma enfermeira no HSFX, uma criança feliz! E isso signfica tudo para nós!
Uma criança tem o direito de ser feliz, de poder explorar tudo o que quiser na conquista diária de conhecimento...
Para isso, nós tentamos não o proteger demais, deixando-o conhecer tudo, desde a areia, à relva e terra.
Claro que depois é complicado evitar que as mãozitas vão parar à boca

Entretanto, algumas notícias do rapaz para os/as mais curiosos:
Peso: 7,800 kg
Altura: 67 cm
Perimetro Cefálico: 43 cm
Já come manga, meloa, melão e pessego. Não gostou muito de papaia, alperces e ameixas.
Ao lanche, um iogurte com bolachas ou uma papa é a melhor que refeição que pode haver.
A sopa.... bem.... a sopa agora come bem, melhor ainda do que a fruta que às vezes é um drama para comer.
Já se rebola e vira, fazendo uma volta de 180º para ter acesso a outras vistas.
Quando se ri, tem um sorriso espectacular que mostra dois dentinhos bem visíveis acompanhados por umas covinhas lindas.
Adora ter uma colher na boca e esfregar as gengivas que continuam a chatear porque os restantes dentes continuam teimosos em aparecer.
Para se entreter, não há melhor do que um bocado de pão ( côdea que é mais rijo e dá mais gozo) ou uma perâ inteira ( como ontem o Marco experimentou).
Água.... hum.... isto é que tem sido complicado... mas já vai bebendo... no copo anti-gota não bebe muito pq é preguiçoso e não lhe apetece ter trabalho, mas se for num copo normal com uns furitos vai bebendo, claro que quase toda a água vem por fora, mas sempre engole qualquer coisa e vai-se habituando que os meninos bebem água por um copo!
De resto, está sempre atento a tudo o que o rodeia, é um cusco de primeira e adora que falem com ele e que façam barulhos estranhos ( desata-se a rir)!

O nosso bebé está a crescer e está um menino maravilhoso!!!!


bem vindo Marco
O Marco chegou no sábado à noite mortinho de saudades do nosso pimpolho!
Por isso no domingo fomos almoçar à Marina de Cascais e passear com ele no Parque da Gandarinha.
Estendemos uma toalha num espaço relvado à sombra e aí estivemos na brincadeira.
Foi óptimo, ele adorou e nós também!
Aqui ficam algumas fotos para recordação!

20 de Julho de 2006

55 anos de casados
Os meus avós fizeram ontem 55 anos de casados ontem.
O Afonso esteve super bem disposto no jantar e foi o centro das atenções, como era de esperar!
Parabéns avózitos:)









um fds em cheio
Bem.... Esta semana tem sido muito complicada e só hoje consegui ter um pouco de tempo para escrever esta entrada.
Embora o nosso Marquito não esteja ainda cá, este fds foi muito concorrido e cheio de diversão para mim e para o Afonso!
Sábado andámos com os meus pais às compras no Cascais Shopping e o Afonso, pela primeira vez, comeu um iogurte na rua e portou-se muito bem!


No Domingo fomos à praia de manhã, e o Afonso gostou imenso de mexer na areia e de meter os pezitos na água.

De tarde fomos visitar os nossos amigos Miguel, Patricia e Bruno. E foi uma paródia completa!A Patricia comprou uma banheira exactamente igual a uma q eu tb comprei e teve a excelente idea de encher a banheira e pormos os pimpolhos lá dentro a brincar.


O Afonso ao inicio estranhou mas depois estava super contente dentro da piscina! O Miguel então, adorou estar do lado de fora da piscina a bater na água e salpicar-nos a todos, lol!!
Adorei a tarde amiga....

18 de Julho de 2006

faltam 4 dias...
Yupi!!!
O Marco chega sábado e nós lá estaremos ansiosos para o receber e lhe dar muitas beijocas!
3 semanas....
Puxa... Espero tão depressa não passar tanto tempo longe do meu amoreco....

11 de Julho de 2006

um dia depois do outro
Ontem e hoje falámos com o Marco através do computador e ele finalmente pode ver o filhote e nós a ele!
Cada vez q falamos os sentimentos vêem à tona e a saudade aperta....
Mas todos os dias falta menos um dia para ele chegar e é isso q me dá alento
Deixo aqui algumas fotos do nosso pimpolho para verem como ele está mexido e brincalhão.

10 de Julho de 2006

uma soneca à beira da piscina
Ontem, domingo, eu e o Afonso fomos visitar os tios Nera e Paulo.
O Afonso adorou estar com os tios, comeu muito bem e depois, como estava calor, adormeceu à beira da piscina.
Ainda não foi desta que deu um mergulho na piscina, mas molhou os pés e depois do primeiro choque porque a água estava fria, gostou de molhar os pés nas maozinhas do tio cheias de água fresquinha.
Depois de um dia tão divertido nada como uma soneca que começou no caminho para casa e só acabou 2 horas depois em casa, porque a mãe o acordou para tomar banho e jantar.

05 de Julho de 2006




um dorminhoco muito mexido
O Afonso, tal como os pais, tem um sono super mexido e consegue acordar das maneiras mais esquisitas.
Claro q eu e o Marco adoramos olhar para ele a dormir...
Geralmente nessa altura o Marco olha para mim e diz: temos um filho lindo!
Agora, como ele não está cá, aproveitei para tirar umas fotos do Afonso a dormir e deixá-las aqui para ele matar saudades.

04 de Julho de 2006

Marco na Polónia
No domingo, o Marco foi para a Polónia e vai lá estar durante 3 semanas....
Ainda só passaram 2 dias, mas nós já estamos cheios de saudades
O Marco faz imensa falta ao filhote, pois ele está habituado a ser o papá a dar-lhe banhito e fazer brincadeiras com ele e a mãe não tem tanto jeito....
Quanto a mim.... é a primeira vez em muuuuiiiitooooo tempo que estou sem o Marco.... Já estamos juntos ( entre namoro e casamento) à 10 anos.... e acho q só nos primeiros anos é que tivemos 15 dias sem nos vermos... e desde q casamos só ficámos separados 1 semana....
Puxa.... parece mesmo uma lamechice.... mas é verdade... eu amo o meu maridão lindo e não sei viver sem ele.....

quarta-feira, 6 de setembro de 2006

01 de Julho de 2006

As fotos
Como o prometido é devido, aqui ficam as fotos dos meus maninhos!
O que está com o Afonso ao colo é o Miguel e o que está a brincar com ele no tapete é o Filipe.

Não são tão borrachos?? Tal e qual como o sobrinho ;)

28 de Junho de 2006

6 meses! YES!!!

Na segunda-feira, dia 26 o Afonso fez 6... 6 meses..... meio ano de vida.... puxa......
Parece tanto tempo, mas passou tão rápido.....
Olhando para trás e para as fotografias mais antigas, já nem imagino o Afonso assim tão pequeno e indefeso.
Principalmente porque nos dias em que correm, ele tem experiências novas todos os dias.
O nosso filhote é um espectáculo:
- já come 2 refeições de sopa,
- lancha uma papa enooorme,
- ataca uma fatia de pão com uma vontade enorme,
- gosta imenso de trincar tudo o que apanha desde o dedo da mãe a um pedaço de meloa ou pessego,
- ri-se imenso das brincadeiras do pai,
- quando vê os avós dá um sorriso enorme enchendo-os de orgulho,
- de vez em quando lembra-se de ter uma conversa enorme e noutras alturas decide dar uns gritinhos que acordam a vizinhança, e
- adorar estar de pé, a olhar para todo lado, claro q connosco a segurá-lo.
Mas por enquanto a maior façanha dele é conseguir-se virar sozinho e rebolar e deliciar os pais com o sorriso que faz quando se vira!!

Está lindo!!!!!!!

22 de Junho de 2006

os meus manos

Os meus maninhos.... que para quem não sabe são gémeos, fazem hoje dia 22 de junho, 22 aninhos!!!
Parece q ainda ontem os vi pela primeira vez na palma da mão da enfermeira...
Nesse dia tornei-me na "mana mais velha", papel que assumo e sempre assumi com o maior orgulho, pois adoro os meus irmãos!
Para quem não os conhece aqui fica uma breve descrição ( por ordem alfabética para não haver ciúmes) de um par de rapazes tão diferentes como a água do vinho, excepto na aparência, é claro
Sim, porque embora hoje façam vidas muito diferentes, houve uma altura em que partilharam a placenta e o cordão umbilical, estando sempre de mãos dadas.

O Filipe está neste momento a preparar o seu relatório de estágio do curso que escolheu e adorou: Psicologia Social e das Organizações no ISCTE.
Faz ginástica acrobática e trampolins e já foi professor de ginástica formativa de crianças a partir dos 2 anos.
É muito brincalhão, adora fazer amigos e se pudesse saía todos os dias e não parava em casa!

O Miguel está em Engenharia de Materiais no Técnico e há alturas em que gosta imenso do curso, outras em que lhe apetece mandar tudo à fava, lol!
Ele tem um grande sonho, que se depender de mim farei tudo para o ajudar a concretizá-lo: ir viver para os EUA. Ele customa dizer que não se importa de ir nem q seja para varrer as ruas... O que ele quer é puder passear nas cidades em que alguns dos seus ídolos passeiam e viver o sonho americano.
Entretanto, vai ficando por Lisboa e pela Parede, onde aproveita para sair um pouco quando pode, principalmente para ir ao cinema.

Logo vou jantar com eles e quando puder actualizo esta entrada com umas fotos deles!

Parabéns meus queriduchos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

16 de Junho de 2006

Uns dias no Hospital.....


Desde a ida à praia, muita coisa aconteceu!

Fiz 29 anos no dia 8 (quinta) e nessa mesma noite o Afonso teve 40,5ºC de febre...

A febre já tinha feito uma visita no dia anterior, mas pensámos que não seria nada e que fossem os dentes...

Mas algo já não estava bem, porque o apetite dele também não era muito e durante o dia não dormia quase nada...Demos-lhe ben-ur-on, mas a febre não havia meio de passar e com o aumento repentino de temperatura, começou a ter tremer.... foi horrível...

Mal sabíamos nós que estávamos a cometer um erro crasso, aquecer demais o Afonso! Quando a febre é elevada, deve-se medicar, retirar a roupa para que o corpo refresque por si, se necessário passar o corpo com um pano húmido e esperar 1h/ 1h30m para que a medicação faça efeito! Tudo isto, aprendemos mais tarde....Às 7h achámos que não podíamos continuar assim, pq a febre não havia meio de baixar com a medicação....

Então telefonámos para a linha pediatria 24h, pq era cedo demais para falar com o pediatra.

Foram espectaculares, falámos com uma enfermeira que perguntou imensas coisas para conseguir fazer um diagnóstico e ajudar-nos. Segundo ela, a febre deveria já ter passado, mesmo q não tivéssemos despido o Afonso ;)

O que devíamos fazer era ir ao Hospital para ele ser visto. E assim fizemos, rumámos ao Hospital de Cascais. Lá, examinaram-no e disseram que aparentemente não havia razão para a febre e que devíamos continuar com a medicação (Brufen e Ben-Ur-On) até que mais algum sintoma surgisse ou que a febre continuasse mais um dia ou dois.... Mal sabíamos nós....

Por acaso, tínhamos nesse dia consulta de rotina com o Afonso, e assim que este o viu disse logo que febre sem outro sintomas visíveis podia significar uma infecção urinária ou algo mais grave e que era necessário fazer essa despistagem...

E pensar que aqueles &#&%$$%& em Cascais foram incapazes de fazer uma simples recolha de urina e fazer um teste que demora nem 5 minutos........

Ainda estou a pensar em fazer queixa do médico....

O que o médico nos disse foi: vamos dar o benefício da dúvida e esperar mais uma noite, se ele continuar assim, amanhã rumam ao São Francisco Xavier e vão ter com uma colega minha que está de banco.

Infelizmente a suspeita do médico confirmou-se e no sábado lá fomos nós para o HSFX e o Afonso ficou internado depois do tal teste.

Razão do internamento: suspeita de infecção urinária....Depois de internado, fizeram uma nova recolha de urina que seria decisiva para sabermos se se confirmava o diagnóstico, retiraram-lhe sangue e colocaram-lhe um cateter para ser administrado o antibiótico por via endovenosa (sangue).

Na segunda, confirmou-se que era infecção e na quarta, após outra análise com resultado negativo e já sem febre voltámos para casa....

A razão para o internamento foi muito simples, as infecções urinárias em crianças são muito perigosas, porque podem deixar cicatrizes nos rins e levar à paragem do rim, e não existe a certeza que os antibióticos via oral sejam tão eficazes. Logo, mais vale prevenir do que remediar....
Do hospital só tenho o melhor a dizer.
Os médicos são impecáveis, super atenciosos e explicam qualquer dúvida que tenhamos.
O bloco de internamento é novo, virado para o rio com uma vista espectacular, pensado para as crianças e para os seus pais.
As enfermeiras põem-nos à vontade para tirar dúvidas, tratam-nos por “mãe” e “pai”, não se importam que tenhamos os nossos horários e explicam tudo o que fazem às crianças. São aquele tipo de pessoas que têm vocação para o que fazem e são felizes por isso!

Quanto ao futuro, para sabermos se esta infecção foi um mero acaso ou se existe alguma razão anatómica para ela, o Afonso vai fazer um exame para determinar se tem um refluxo.
Sim, parece que no nosso grupo de amigos, os refluxos são comuns....
Neste caso um refluxo entre a bexiga e os rins provocado pelos ureteres não estarem a fazer a sua função correcta.
Depois do exame virá uma consulta do Nefrologista que nos dirá o que fazer, quer seja ou não refluxo.
Por enquanto, o Afonso vai continuar a tomar um antibiótico a nível preventivo até à dita consulta, para evitar uma nova infecção.

E como passou o Afonso por tudo isto, perguntam vocês??? Optimamente bem! Sem ser nas alturas da febre elevada esteve sempre bem disposto, sorridente e simpático.

Deixo aqui algumas fotos que confirmam isso mesmo!


05 de Junho de 2006

praia

Sábado o Afonso foi à praia!!
Eram 9h15 já estávamos na areia e o rapaz não estranhou nada o ambiente diferente, pelo contrário, estava super feliz a olhar para tudo.
A areia não lhe fez confusão nenhuma e esteve com os pezitos na areia todo feliz e contente.
Quanto à água.... brrrr.... estava um pouco fria e ele só molhou os pés ao de leve, mas não chorou e gostou imenso q o pai lhe molhasse as pernocas e os bracitos com a água fresca!
Como foi a estreia, por volta das 10h viemos embora com a promessa de voltar a semana que vem.
O resto do dia foi muito bom e ele esteve super feliz e divertido!
Estou desejosa que as férias cheguem para rumarmos a águas mais quentinhas....

02 de Junho de 2006

1 de Junho


Ontem foi Dia Mundial da Criança, dia em que nos devemos lembrar dos direitos das crianças e do que devemos fazer para que sejam felizes e que iniciem a sua vida da melhor forma possível.


Quanto ao Afonso, tentámos fazer tudo para que este seu primeiro dia fosse muito bom:
- De manhã esteve com o papá, pq a mamã teve de sair cedinho
- Os avós foram buscá-lo e levá-lo para passear à beira-mar em São Pedro do Estoril
- Depois foi para o infantário, onde passou um dos seus melhores dias, sem estar rabugentinho, comeu muito bem a sopa, a fruta e à tarde comeu a papa toda
- À tarde, a mãe e a avó foram-no buscar, andaram a passear um pouco de carrinho com ele para ele dormir uma sestinha
- Depois esteve nas brincadeiras com a mãe até o pai chegar, momento em q um sorriso enorme se instalou na carinha do nosso bebé :)
- Logo a seguir veio o banhinho, o jantar e a caminha....


Puxa.... Foi um dia muito ocupado e como é obvio, para um mimado como o Afonso, com prendas dos pais e dos avós!

Aqui ficam alguns dos direitos mais importantes consagrados na Declaração Universal dos Direitos da Criança ( http://www.apfn.com.pt/declaracao_universal_dos_direitos_da_crianca.htm):
Artigo 1 - Todas as pessoas com menos de 18 anos têm todos os direitos escritos na Convenção.

Artigo 2 - Tens todos esses direitos seja qual for a tua raça, sexo língua ou religião. Não importa o país onde nasceste, se tens alguma deficiência, se és rico ou pobre.

Artigo 6 - Toda a gente deve reconhecer que tens direito à vida.

Artigo 7 - Tens direito a um nome e a ser registado, quer dizer, o teu nome, o dos teus pais e adata em que nasceste devem ser registados. Tens direito a uma nacionalidade e o direito de conheceres e seres educado pelos teus pais.A

rtigo 13 - Tens a descobrir coisas e dizer o que pensas através da fala, da escrita, da expressão artística, etc.,excepto se, ao fazê-lo, estiveres a interferir com os direitos dos outros.

Artigo 14 - Tens direito à liberdade de pensamento e a praticar a religião que quiseres. Os teus pais devem ajudar-te a compreender o que está certo e o que está errado.

Artigo 15 - Tens direito a reunir-te com outras pessoas e a criar grupos ou associações, desde que não violes os direitos dos outros.

Artigo 16 - Tens direito à privacidade. Podes ter como, por exemplo, um diário que mais ninguém tem licença para ler.

Artigo 17 - Tens direito a ser informado sobre o que se passa no mundo através da rádio, dos jornais, da televisão, de livros, etc. Os adultos devem ter a preocupação de que compreendes a informação que recebes.

Artigo 28 - Tens direito à educação. O ensino básico deve ser gratuito e não deves deixar de ir à escola. Também deves ter possibilidade de frequentar o ensino secundário.

Artigo 31 - Tens direito a brincar.

Artigo 33 - Tens direito a ser protegido contra o consumo e tráfigo de droga.

Artigo 34 - Tens direito de ser protegido contra abusos sexuais. Quer dizer que ninguém pode fazer nada ao teu corpo como, por exemplo, tocar-te, tirar-te fotográfias contra a tua vontade ou obrigar-te a dizer ou fazer coisas que não queres.

Artigo 35 - Ninguém te pode raptar ou vender.